La Bobera

(sobre como fazer uma matéria de ciência)

“YARUMAL, Colômbia – Nesta rústica cidade de montanha, uma mulher idosa se viu trocando as fraldas de seus filhos de meia-idade. Em idades assustadoramente precoces, na casa dos 40, quatro filhos de Laura Cuartas começaram a esquecer e a se desintegrar, atacados pelo que as pessoas daqui há muito tempo chamam de “La Bobera”. É uma condição que, em sussurros, se atribui a tudo, desde tocar uma árvore misteriosa até à vingança de um padre enganado.


É o mal de Alzheimer e, aos 82 anos, Cuartas, com seu rosto enrugado muito sério, cuida de três de seus filhos afetados. Um deles, Dario, 55, balbucia palavras incoerentes, rasga suas meias e fraldas e se debate tão vigorosamente que às vezes é amarrado a uma cadeira, só de cuecas.


Uma filha, María Elsy, 61, uma enfermeira que aos 48 começou a esquecer a medicação de seus pacientes e cujos acessos de raiva a fizeram atacar uma irmã que lhe dava banho, é uma concha humana, muda, alimentada por um tubo nasal. Outro filho, Oderis, 50, nega que sua memória esteja morrendo, que ele se lembre de apenas uma coisa de cada vez: leite, leite não, bananas. Ele diz que se tiver Alzheimer vai se envenenar.


Durante gerações, o mal atormenta estas e milhares de outras pessoas entre um grande grupo de parentes: a maior família do mundo que sofre de Alzheimer. Hoje o clã colombiano está no centro de um ataque potencialmente inovador contra a doença, um plano para ver se a aplicação de um tratamento antes do início da demência é capaz de evitá-la totalmente.”

Continua

Quem não é assinante da Folha/Uol pode ler aqui – nesse link também tem um vídeo com a família.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: