A realidade como um sistema de poder

“DESREALIDADE: sentimento de ausência, afastamento da realidade experimentado pelo sujeito amoroso diante do mundo.

(…)

Sofro a realidade como um sistema de poder. Coluche, o restaurante, o pintor, Roma num feriado, todos me impõem seu sistema de ser; são mal educados. A grosseria não seria apenas uma plenitude?  O mundo está pleno, a plenitude é seu sistema, e, como uma última ofensa, esse sistema é apresentado como uma ‘natureza’ com a qual devo manter boas relações: para ser ‘normal’ (isento de amor), eu teria que achar engraçado Coluche, bom o restaurante J., bela a pintura de T. e animada a festa do Corpus Christi: não apenas sofrer o poder, mas ainda entrar em empatia com ele: ‘amar’ a realidade? Que desgosto para o amante (para a virtude do amante)! Justine no convento de Sainte-Marie-des-Bois.

Enquanto sinto o mundo como hostil, permaneço atado a ele: não sou louco. Mas, às vezes, esgotado o mau humor, não tenho mais nenhuma linguagem: o mundo não é ‘irreal’ (nesse caso eu poderia falá-lo:há artes do irreal e das maiores), mas desreal: o real dele fugiu para parte alguma, de modo que não tenho mais nenhum sentido (nenhum paradigma) à minha disposição; não consigo definir minhas relações com Coluche, com o restaurante, o pintor, a Piazza del Popolo. Que relação posso ter com um poder, se não sou nem seu escravo, nem seu cúmplice, nem sua testemunha?”

Hoje, esse é meu verbete preferido de “Fragmentos de um discurso amoroso”, do Roland Barthes. Pode ser que o céu completamente branco tenha a ver com minha predileção.

Faz trinta anos que Roland Barthes morreu; logo, teremos lançamentos seus em 2010.

Anúncios

One Response to A realidade como um sistema de poder

  1. gabriela disse:

    isso muito me interessa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: